Enfarte Agudo do Miocárdio

 

Popularmente conhecido como ataque cardíaco, é uma situação clínica provocada pela obstrução súbita de uma artéria coronária, conduzindo à total falta de irrigação e oxigenação de uma determinada área de músculo cardíaco. 

A falta de circulação impede a chegada de nutrientes e de oxigénio (isquemia) ao território arterial a jusante. A isquemia determina redução imediata e progressiva da contractilidade do miocárdio. A dinâmica da movimentação normal de iões, em especial potássio, cálcio e sódio, começa a se alterar. Isto gera uma instabilidade eléctrica. Como o ritmo cardíaco depende deste fluxo de iões e electrões, podem ocorrer arritmias antecedendo o enfarte. A morte nesta fase do enfarte não costuma ser por que não existe força nos músculos, mas por que os músculos perdem a capacidade de trabalhar coordenados, tornando-se ineficientes.

A gravidade da doença depende de muitos factores, designadamente da extensão da área de miocárdio em risco (a qual por sua vez depende da artéria obstruída e do segmento em causa - proximal, médio ou distal), da existência de doença noutras artérias (nomeadamente de antecedentes de enfarte prévio), da função cardíaca e do tempo de evolução das queixas até à chegada aos cuidados médicos, etc. 

 

 

Pesquisar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.