Doença de Crohn

A doença de Crohn é uma inflamação crónica que pode atingir qualquer região do tubo digestivo, desde a boca até ao ânus, embora se localize, mais frequentemente, no último segmento do intestino delgado (íleon) e no intestino grosso. A inflamação pode estender-se a todas as camadas da parede digestiva, com formação de úlceras, e pode não ser contínua, ou seja, podem intercalar-se áreas inflamadas com áreas saudáveis.

Nas pessoas com doença de Crohn alternam-se períodos de doença activa com períodos em que não estão presentes quaisquer sintomas, que podem durar meses ou anos, não sendo possível prever a ocorrência de nenhuma destas fases nem a sua duração. Os períodos de remissão dos sintomas podem ser consequentes ao tratamento farmacológico, a uma intervenção cirúrgica ou, mais raramente, podem ser espontâneos. A inflamação associada a novos episódios de doença pode ocorrer no mesmo local ou próximo das anteriores, mas pode também atingir outras regiões.

Embora possa afectar pessoas de qualquer idade, na maioria dos casos a doença de Crohn é diagnosticada nos adultos jovens. A sua incidência é semelhante nos homens e nas mulheres, é superior nos judeus e nos fumadores e é possível que exista alguma predisposição genética associada à sua manifestação

 

Pesquisar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.